Entenda por que seus dentes quebram ‘do nada’

Vocês já devem ter passado por uma situação de ter algum dente quebrado ‘do nada’. Você estava comedo alguma coisa bem macia e o dente quebrou. Pois é.
Na verdade o seu dente já tinha quebrado antes e muito provavelmente durante a noite quando apertamos mais os dentes (Bruxismo).
Pode ser dente natural, restauração ou próteses. O fato é que eles ‘quebram’ e isto não é nada legal.
Entenda por que seus dentes quebram do nada
Vamos explicar o que pode estar ocorrendo:
Quando algum ou alguns dentes da boca estão com interferência na oclusão, ao receber uma carga de força proveniente do apertamento dos dentes, eles (os dentes) são forçados e criam micro fraturas e trincas.
Resumindo… quando você aperta muito os dentes (bruxismo), eles sofrem uma fadiga e acabam quebrando.
Hoje recebemos uma paciente com dois dentes reconstruidos com cerâmica quebrados e mais a pontinha de um dente da frente. Como foi comentado por ela, atualmente com algumas preocupações de problemas particulares, tem a deixado mais tensa. Esta tensão durante o dia, fez com que tivesse durante o sono uma descarga do stress, na mordida, nos dentes. Como a força de mordida é muito grande (o masseter, músculo da mordida, é um dos músculos mais potentes do corpo humano), ela deveria usar uma placa de mordida miorelaxante (mio=músculo).
Como não tem esta placa de mordida, todo o estresse foi descarregado nos dentes provocando a fratura dos 3 elementos. Uma pena.
Fique atento se um desses sintomas aparecer:
• Dores de cabeça tensionais: podendo atingir rosto, pescoço e ouvido.
• Dor da articulação da mandíbula.
• Dor e o desgaste dos dentes.
• Traumas repetidos e inflamação da gengiva, entre outros.
Placa de mordida miorelaxante para bruxismo
Para saber mais sobre o bruxismo e placa de mordida miorelaxante, leia o post de bruxismo.
É possível diagnosticar o bruxismo e lhe sugerir o melhor tratamento para proteger seus dentes enquanto dorme.
Um grande abraço
Dr. Querido

Gostou desse conteúdo e deseja conhecer mais sobre a Querido?

Somos uma clínica de última geração com profissionais de alto nível e teremos prazer em cuidar do seu sorriso.

Fale com a gente

Comentários

  1. Bom dia!
    Dr. Querido.

    Meu namorado tem um dente quebrado na frente já há anos, foi ao dentista agora e ele disse que não tem jeito, que se quisesse tirar dinheiro dele, poderia fazer mas não vai adiantar…achei que ele não deve ser especialista, pq hoje em dia pra tudo há jeito…o que o sr acha?

    grata.

    1. drquerido disse:

      Olá Maria Emilia.
      Realmente é muito estranho o profissional dizer que não adianta. Provavelmente não é a área dele.
      Sim, tem como resolver a situação de um dente quebrado do seu namorado. Nós fazemos isto quase que diariamente com a nossa equipe de profissionais especialistas.
      Se estiver em São Paulo e quiser marcar um horário, é só entrar em contato conosco.
      Att
      Dr. Querido

  2. luna disse:

    Ola doutor querido, interessante seu sobrenome;-)

    sou umas das pessoas desesperadas com dentes fraturados……

    Hj mesmo quebrei um ao almoçar;-(

    Por favor me ajude com uma orientação pois os dentistas daqui de manaus confesso que deixam muito a desejar, mal dialogam…mal nos olham.

    Dos dentes que quebrei, graças a deus foram poucos, mas mesmo assim a perca é sempre traumatizante, eles nunca quebram somente externamente, quando como, e quebram geralmente amolecem. Hj mesmo, ao comer, senti quebrar um dente, mas o mais estranho é que na frente esta bonzinho e duro, mas por tras esta mole. Neste caso ainda tem algum jeito de salvar e resonstituir, aproveitar ou coisa afim? qual sera o tratamento mais adequado no meu caso, que é um tipo de bruxismo que eu aperto os dentes de tras e dos lados? o aparelho é muito caro? Luna

  3. luciana disse:

    ola doutor tudo bem me ajude ja quebrei quase todos os meus dentes da parte de cima , hoje estava chupando uma manga quando quebrei o da frente ,eu so tenho 33 anos e ja perdi so na frente da parte superior 8 dentes hoje quando vi meu dente quebrado eu chorei muito muito mesmo prque eu estou desempregada e agora sem o dente da frente fica mais dificil ainda arruma emprego mas como vou consiguir colocar outro dente ? se mal tenho dinheiro para comer me ajude sou de belo horizonte se vc conhecer algum lugar publico que possa me ajudar me avise . obrigado

  4. thais disse:

    ola Dr. quebrei dois dentes ”do nada” ,dois molares o estranho é que eles quebraram no meio ficam ocos,o que pode ser, tem a ver com o bruxismo? Obrigada

    1. drquerido disse:

      Olá Thais
      Os dente não quebram “do nada”. Sempre existe um motivo.
      Pode ser o bruxismo sim. Se o dente não tinha cáries, nem restaurações, muito provável que seja por causa do bruxismo.
      A indicação neste caso é um aparelho de resina acrílica chamado: Placa Miorrelaxante.
      Abs

  5. CLÁUDIA MAIER disse:

    MEU CANINO QUEBROU DO NADA E ESTOU SEMPRE RANGENDO A BOCA VEJO QUE ME ENQUADRO NOS SINTOMAS DO BRUXISMO O QUE DEVO FAZER ACREDITO QUE IREI PERDER O DENTE TODO

    1. lucas gabriel gomes celia disse:

      vc faz um orçamento para colocar um aparelho dentario

  6. Jonatas disse:

    Dr. Querido meus dentes estao quebrando um é um canal o dente fico so uma pontinha ai um dente ao lado do canal q nao tinha problema algum q eu saiba começou a criar um buraquinho nao doi dai ele quebro tambem e eu tenhobum dente q fez um buraco de vez em quando doi muito uma dor insurpotavel ele crio dentro do buraco uma pequena bola de carne q as vezes incha e murcha e se bate algo em cima dassa “carne” ai doi e as vezes sangra. Eu preciso ir claro de imediato no dentista mas sou muito medroso (risos) isso que tenho nos dentes sera q é grave sera ja gengivite? Desde ja agradeço a atençao

  7. Ana disse:

    Dr, Boa tarde, tenho 50 anos e em 3 semanas já 2 dentes se quebraram “do nada”… O 2º molar inferior esquerdo (tinha uma restauração em cerâmica) e agora ao passar o fio dental.. em meio dos incisivos inferiores um pedaço de um deles … saiu …

    Estou ficando preocupada.. nunca antes aconteceu isto. O que poderia ser ? Não tenho sangramento .. nada.. A única coisa que fiz em setembro/out de 2013 foi clareamento dental com produto aplicado em casa (com orientação do dentista)
    Obrigada,

  8. Laís disse:

    Olá Dr!
    Sou de Campinas e sofro de um grande problema.
    Tenho 25 anos e sofro de um bruxismo absurdo, uso a placa e já acheguei a trincar aplaca (inacreditável eu sei.)
    Meus dentes do fundo quebram no meio, já perdi 2 inteiros (com raíz) e 3 estou fazendo coroa. A um mes atras apareceu uma bolha na gengiva, fiz raspagem no dentista e a dor não desapareceu, quando fui ver meu dente estava mole em metade dele, o dentista arrancou e saiu com raíz e tudo,porem ele esta tentando salvar a outra metade, mas não aguento a dor na gengiva. A gengiva cresceu, ele retirou com bisturi elétrico e ficou um pedaço de osso exposto, hoje ele retirou esse pedaço. Só sei que sou muito nova para sofrer tanto assim, todo mês perco dentes e mais dentes…. me ajude por favor, estou em desespero a tempos, há alguma solução??
    Agradeço muito.
    Laís

  9. LAUREANO BEZERRA disse:

    DR. ultimamente tive um dente q quebrou um pedacinho, e em seguida despedaçou-se todo, resumindo ele quebrou todinho, fiquei meio assustado .. e agora depois de 5 meses outro dentes quebrou um pedacinho e ja estou com medo que aconteça o mesmo.. ambos são dentes do final la atras na boca !

  10. Lalis disse:

    Doutor, essa placa relaxante é só na parte de cima não é mesmo? Obrigada!

  11. Tamii disse:

    Olá bom dia!

    Acordei hoje com meu dente da frente rachado e fiquei desesperada!!
    Já fiz canal no dente e clareamento.Tenho dentista marcado para sexta feira.
    Tenho que ir logo ou dá pra esperar? Estou com medo de o pedaço do dente cair.
    Me ajude!

  12. ÁQUILA disse:

    BOA TARDE,
    O MEU DENTE MOLECULAR ESTA QUEBRADO A METADE DELE, DEVIDO A CARE, COM ISSO MEU OUVIDO VIVE ENFLAMADO, MINHA GARGANTA TAMBEM, E SINTO MUITA DOR DE DENTE , JA FUI AO DENTISTA ME PASSOU ANTIFLAMATORIO, E NAO ADIANTOU, ENTAO FUI AO CLINICO QUE ME PASSOU TAMBEM ANTIBIOTICO, E NAO ADIANTOU TAMBEM , O QUE EU POSSO ESTAR FAZENDO DOUTOR , PARA ME ALIVIAR DAS DORES , E DA ENFLAMAÇÃO CONSTANTE…

  13. Ola Dr. Querido
    Eu á mais ou menos uma semana atráz
    Estava andando com o meu marido para o ponto de ônibus
    e senti como se eu tivesse comido uma pipoca e tinha algumas coisa
    presa no meu dente passei o dedo e sentir um pedaço do meu dente sair
    hoje estava no trabalho e senti mais uma vez estou com apenas um pedaço do dente e no pedaço que quebrou ficou um sujeirinha
    meu marido disse que é carrie ,mais como posso ter carrie se escovo todos os dias meu dente ?
    eu não vou poder ir tão cedo num dentista porque no meu posto
    você tem um unico dia no mês pra marcar a consulta e esse dia já passou so o mês que vem pra mim ir agora ,e estou com medo de continuar caindo pedaços do meu dente.
    Se poder me ajudar eu agradeço muito mesmo.

    1. drquerido disse:

      Olá Juliete
      No caso de quebra de dente, seria a melhor solução você passar num dentista. Ele poderá diagnosticar corretamente o seu problema.

  14. Jozinei de souza disse:

    Ola Doutor,estou com um serio problema, estava com uma carie no meu Dente e ela so foi abrindo hj estou com um pedaçinho de dente so quase na raiz, quero termina de tira ele e coloca um outro para nao ficar banguelo tem como ? nao posso da um sorriso que aparece a banguela ,quanto que fica para coloca outro dente no Lugar ?? preciso urgente da sua ajuda , Aguardo seu contato,se possivel passa a sua Clinica eu vou ai fazer uma Visita

    1. drquerido disse:

      Olá Jozinei.
      O tempo só poderia ser falado depois de saber exatamente oque está acontecendo com o seu dente.
      Tem jeito sim de colocar outro no local. Se você quiser marcar uma hora conosco, teremos imenso prazer em te atender. Ligue para a clínica (11)5093-4366
      Um abraço e até lá.

  15. Bia disse:

    Bom Dia Doutor.
    Quebrei um pequeno pedaçinho do meu dente da frente, quase não da para ver, porem esta me incomodando, O que devo fazer?

  16. ITalo disse:

    Meus dentes quase todos os dia que eu acordo meu dente quando eu vou ver esta com um pedacinho quebrado, já hoje dei uma olha da e vir o dente da baixo sem um pedacinho a mesma coisa o de cima
    OQue esta acontecendo ??

    1. drquerido disse:

      Italo
      Muito provavelmente você está com bruxismo. Meu primeiro palpite.

  17. LUCIANA disse:

    Ola! doutor
    meus dentes de traz quebram muito facilmente!
    ja perdi um que quebrou certinho perto da gengiva não teve conserto
    agota estou sentindo 2 trincados perto da gengiva tmb estou muito preocupada!

  18. Lucivan disse:

    Dr. Querido
    Eu tava comendo pão,ai do nada meu dente quebrou,mais nem doeu,nem sangro, dai quebrou outro pedaço do mesmo dente ontem..
    oque eu faço?

  19. lucas gabriel gomes celia disse:

    dr. porfavor me de uma dica para eu emendar o meudente que quebrou na frente e eu morei na Bahia 2 anos e me apaichonei por rapadura e ainda eu não arrumei o meu dente e tenho medo de dentista e não quero que minha emenda nunca caia me de uma dica para ela nunca cair